segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem foi o primeiro?



Ante as notícias do falecimento do fundador da Samcil, Dr. Luiz Roberto Silveira Pinto, em 4 de abril, mais uma vez, recebi a mesma pergunta: Afinal, qual foi a primeira empresa de medicina de grupo no Brasil, ou seja, quem formulou esse sistema que hoje atende uma expressiva faixa da população brasileira? Foi Samcil de Luiz Roberto S. Pinto - como muitos escreveram -, ou Policlínica Central Ltda, idealizada por Juljan Czapski, o cavaleiro da saúde?

Digo “mais uma vez”, pois é uma confusão recorrente, com que me deparei N vezes, ao realizar a pesquisa para o livro “ O Cavaleiro da Saúde” (ufa, na reta final!).

Pois bem, acabo de rever a cronologia da saude suplementar que consta no final do excelente livro "Planos de Saúde no Brasil - Origens e trajetórias", um trabalho de fôlego conduzido por uma equipe da UFRJ conduzida por Ligia Bahia entre 2004 e 2006, que também resultou no vídeo-documentário “Empresarios da Saúde”, com os depoimentos de vários pioneiros do setor, inclusive os fundadores da Samcil e Policlinica Central Ltda.


Tive uma surpresa, pois temos 1960 como o ano de fundação da Samcil, inclusive no site da empresa. A cronologia cita as seguintes datas:


* Criação da Policlinica Central - janeiro de 1956 (uau! exatos 55 anos se passaram!)
* Criação da Samcil (constituição jurídica) - 27/09/1962

Dúvida sanada, comecei a olhar mais datas.


* A fundação da Sanasa foi em 1963 (Policlinica Central de Porto Alegre não consta na lista, nasceu por essa época também funcionando como se fosse franquia da de SP, quando o nome franquia ainda não existia).


* A Abramge nasceu em julho de 1966 (mais um número quase redondo: 45 anos atrás, com Juljan e Luiz Roberto entre os fundadores).


* Em 1967, Semic a primeira Unimed, em Santos.


* Em 1/1/1971, compra da Policlinica pela Samcil.


Isso mesmo, trata-se de um momento dramático da vida de Juljan que resultou nessa transação(leia o livro, para saber mais, rsrs). Como Samcil ainda existe, pode-se dizer que - se não é a primeira - é a mais antiga que ainda está no mercado.
Juljan continuou como presidente da Abramge por mais alguns anos. É de 1973 a foto que ilustra este post: Juljan ao centro, ao lado do então ministro da saúde, Mario Machado de Lemos, e Luiz Roberto, terceira pessoa da esquerda para direita, durante o III Congresso Brasileiro de Medicina de Grupo, no Rio de Janeiro, presidido pelo cavaleiro da saúde. (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!