quinta-feira, 7 de abril de 2011

Camelando


Na busca de imagens substitutivas para a capa do livro "O Cavaleiro da Saúde", encontro essa foto antiga, que jamais supus existir. É o próprio, Juljan Czapski (sempre perguntam como se pronuncia - júlian txápski), com ar de escoteiro, aparentemente em país tropical. Não é raro encontra-lo a cavalo, afinal nasceu em fazenda na Polônia, no Brasil teve ligação com a vida rural. Mas essa... não resisti e escaneei para compartilhar.

Será dos tempos de guerra, quando ficaram meses confinados no navio Alsina, nos portos de Dakar (Senegal) e Casablanca (Marrocos), mas vez ou outra desceram do navio? Será antes, algum zoo, em que ele aparece com trajes de escoteiro? Repare como está desajeitado, talvez sobre o animal com intenção de apenas posar para a posteridade.

No verso da foto amarelada pelo tempo, uma inscrição a lapis que mal dá para ler de tão apagada. Desisti de escanear. Parece ser a letra da mãe dele, uma palavra e um número - aparentemente uma data que termina em 39 (ou seria 34?). Se for 1939, pode ser mesmo uma foto dos tempos de guerra... (Silvia Czapski)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!