sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dr. Juljan e o Teste do Pezinho

Informação de "anônimo", pinçada da comunidade de 18 mil membros - "Itu, São Paulo, Brasil" - no ainda popular Orkut :
Poucos sabem, mas, quando meu concunhado, Luis Antonio Fleury, foi governador de nosso estado, o Dr. Julian procurou minha mulher, Rosana e pediu-lhe que interferisse junto ao governador no sentido de tornar obrigatório o "Exame do Pézinho", para os recém-nascidos. Ela levou o pedido, que foi prontamente atendido e, graças ao Dr. Julian, incontáveis crianças foram beneficiadas.
Não fosse essa generosa iniciativa de divulgar a conversa num comentário para uma comunidade no Orkut, a intervenção de Dr. Juljan em prol do hoje bem conhecido Teste do Pezinho ficaria escondida para sempre. Com seu jeito discreto de agir, ele nunca ressaltou este feito, que - agora visto à distancia - nos revela como grandes decisões decorrem de uma infinidade de pequenos e grandes esforços para chegar lá.

Baseada na coleta de sangue a partir de um furinho no calcanhar do bebê, a metodologia ganhou o mundo em 50 anos, como eficaz meio para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Foi criada em 1961 por um professor, Dr. Robert Guthrie, nos EUA. Passados somente 7 anos, entrou no rol das recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS.

No nosso país, o primeiro passo se deu em 1976, na APAE-SP, por iniciativa de Dr. Benjamin Schmidt. O teste foi se disseminando timidamente, primeiro por iniciativas isoladas, discretas apresentações em eventos científicos e conversas longe dos holofotes, como a de Dr. Juljan, para convencer autoridades.  A corrente foi se fortalecendo: em 1999, criou-se a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal; em 2001, o Ministério da Saúde estabeleceu um programa voltado ao teste do pezinho, hoje
não só obrigatório por lei, como pertencente ao repertório de procedimentos do SUS em todo o país. 

Dr. Juljan já não estava entre nós em 2010 quando, quando - numa evidente medida em prol da popularização - o teste ganhou um Dia Nacional: 6 de junho.
A internet disponibiliza, mas é preciso achar a informação. O depoimento no Orkut foi inserido em julho, mas só agora eu encontrei esse pequeno e importante texto que revela a participação discreta do Cavaleiro da Saúde nesta história.

O tema, no orkut, era o lançamento em Itu do Hortas na Educação Ambiental (Ed. Peirópolis 2011), livro que escrevi com a professora Maria Célia Bombana e consultoria de Marcelo Mattiuci, para compartilhar a experiência da Associação Ituana de Proteção Ambiental - AIPA nas escolas e comunidade local. Como fundador e presidente da AIPA por mais de 20 anos, era natural que Dr. Juljan tivesse escrito a apresentação.

E aí fecha-se o círculo: a citação de Dr. Juljan, como apresentador, inspirou o comentário do internauta, e a descoberta do comentário leva-me a divulgar mais esse feito neste blog dedicado a eventos relacionados à biografia do Cavaleiro da Saúde(Silvia Czapski).

Quer saber mais?
* Comentário no orkut (clique e vá ao final da página)
* Blog do livro "Hortas na Educação Ambiental"

E aqui no blog:
* Notícia sobre o lançamento do livro neste blog 
* Também neste blog, conversa no avião, antes do lançamento em Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!