sexta-feira, 1 de abril de 2011

Partidas..



Ontem, 31/3, houve a missa de sétimo dia por Dr. Francisco Ubiratan Dellape. Lá estiveram familiares e amigos compartilhando mais uma vez a dor da despedida. Entre eles, algumas personalidades que representam o empresariado no setor-saúde e são personagens do livro “Cavaleiro da Saúde”.

Hoje, reexaminando as imagens para o caderno de fotos do livro, revejo Dr. Ubiratan, ao lado de Dr Juljan, em várias batalhas por políticas públicas de saúde. Não é para menos. Copio aqui um parágrafo que fará parte do livro, em fase de produção gráfica. Revela um pouco da história de Dr. Ubiratan e o início de uma linda e duradoura história de amor.


Cirurgião e empresário do ramo hospitalar, Dellape lutava pelo fortalecimento do setor, sempre defendendo a iniciativa privada. Em 1983, lideraria a formação da Fenaess, primeira federação de estabelecimentos de saúde do país, que presidiria por dezoito anos. No meio tempo, batalharia por uma Confederação Nacional de Saúde, entidade sindical de terceiro grau, o mais elevado previsto nas leis do trabalho. A fundação ocorreria em 1994, com Dellape na presidência por dez anos. Mas foi um quase acaso que o trouxe para a família de Juljan. Sem conhecê-lo, Inês [primogênita de Juljan] resolveu, certa vez, acompanhar seus pais numa visita. Ele era viúvo e a paixão foi imediata. O casamento aconteceu em setembro de 1980.”

Logo antes, o livro conta que Ubiratan também presidiu o Sindhosp (sindicato dos hospitais do estado de São Paulo), de onde saiu justamente para criar a Fenaess.

Ilustrando este post, duas fotos de um mesmo álbum de viagem do casal. Como Inês o via, como Dr. Ubiratan a via. É uma surpresa para ela, que - não é para menos - está inconsolável. (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!