sexta-feira, 29 de abril de 2011

Descartes (sniff!!)

Foto raríssima que alvoroçou pesquisadores da história da Volkswagen do Brasil: Dr. Juljan, apresentando um ambulatório da Policlínica Central Ltda a personagens históricos: o lendário Heinrich Nordhoff (mãos nos bolsos), presidente mundial que tornou a VW a maior do mundo nos anos 1950/60, e o também lendário Schulz Wenk (sorrindo, ao lado de Nordhoff), primeiro presidente da VW do Brasil, responsável por façanha semelhante em âmbito nacional.



Europa, meados dos anos 1990, Dr. Juljan (óculos escuros, casaco cinza) com um grupo da Federação Internacional dos Hospitais (IFH, na sigla em inglês), provavelmente em uma daquelas viagens de estudos que a entidade promovia, para conhecer o sistema de saúde de diferentes países.


Foto linda, dos anos 1960, em frente à Policlínica Central de São Paulo. Dr. Juljan está lá no fundo, no ponto em que a parede muda de escuro para claro. Na mesma fila final, careca e paletó escuro, Moussa. Dá uma enorme curiosidade saber quem são as demais pessoas!



Fotos significativas, entre as finalistas para participar do álbum de imagens do livro O Cavaleiro da Saúde (24 páginas!). Por que descartadas?


O mais absurdo foi a foto com os personagens da VW. A Volkswagen do Brasil foi consultada, pois queríamos saber mais detalhes, inclusive se se trata de imagem que poderíamos publicar em livro. Passou-se mais de um mês, com insistentes telefonemas e nenhuma resposta (exceto que a foto fora para avaliação do comitê especializado no tema). Nem sim, nem não ou "não sei" - apenas a informação de que "vamos responder". Por isso, no lugar dessa imagem teremos no livro um par interessantissimo: a capa de uma igualmente histórica revista da Simca (com um carrão da marca, em 1960) e notícia das páginas internas sobre a Policlínica, a empresa idealizada por Dr. Juljan que atendeu também essa indústria automobilística graças a uma coincidência curiosíssima, que não conto aqui, para atiçar a curiosidade sobre O Cavaleiro da Saúde.

Das outras duas imagens, tínhamos informações insuficientes. Entram, portanto, nesse blog com a torcida de que alguém possa ver e nos ajudar a saber mais a respeito! (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!