segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fraude contra aposentados

Estivesse vivo, em vez de divulgar num blog, Dr. Juljan comentaria essa correspondência com dezenas de pessoas de seu relacionamento pessoal. Também levaria às autoridades competentes para denunciar. Não seria o primeiro.

Semana passada chegou para ele (assim como provavelmente nas residencias e em nome de milhares de aposentados e aposentadas) um aerograma do Poder Judiciario, com uma informação tentadora, sobre o ganho de uma ação indenizatória contra a "Previdência Privada (Capemi Caixa de Peculios, Pensões e Montepios)".

Veja na imagem ao lado: valor a receber: R$ 45.390,60. Porém há um guia de recolhimento de despesas judiciais, de R$ 2.857,20.

Olhos arregalados com o ganho inesperado, o(a) incauto(a) lê que deve agendar o comparecimento a audiência para o devido resgate, "pelo número de telefone abaixo" (que copio, para registro: 11-6249.4342, ramal 6504, de segunda à sexta feira, das 9 às 16h).

Pois bem, a imagem que ilustra este post não é a carta recebida por Dr. Juljan. Mas é praticamente igual, mudando a data (3 de agosto de 2010), nome do "diretor de serviços" (Bruno Mendonça Carrillo) e valor da guia de recolhimento. Encontrei no blog de Marcelo Galvani, que fez a denuncia em fevereiro/2010. Também ele não foi o único a denunciar. Uma pesquisa em sites leva a dezenas de alertas em que outros detalhes podem mudar, como o nome de "diretor de serviço" (que "assina" a notificação) e o valor da ação.

O blog do beagle apresenta outros elementos que evidenciam o golpe: o Poder Judiciário não envia aerogramas, não existe "audiência para o devido resgate", nem há "Vara de Falencias" mas 'Oficio de Falencias". Lá está escrito que está em curso um inquérito policial contra essa fraude.

O fato é que correspondências continuam a chegar na casa de aposentados e aposentadas, o que quer dizer que o golpe continua. Por isso, a decisão de sair do tema central dos posts (livro sobre o Cavaleiro da Saúde), para também divulgar a denuncia. A esperança é que menos gente caia nessa conversa. (Silvia Czapski)


5 comentários:

  1. Também recebi a mesma carta referente ao mesmo título com um ganho até maior.
    Realmente não existe essa indenização.
    Quero agradecer por postarem na internet a fraude, assim as pessoas que tiverem atenção não serão enganadas.
    Obrigado pelo aviso.Pois também sou aposentado e com certeza vários devem ser enganados por não procurarem na internet a informação.
    Grato,
    Dr. Edson

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que Dr Juljan teria levado o tema, por exemplo, ao Ministério Público, Câmara de Vereadores e aos conselhos estadual e municipal de saúde. A questão é como conseguem as listas de nomes e endereços de aposentados. O resto é investir em grafica, correio e esperar o retorno... Por outro lado, imagina-sse que nem seria tao dificil localizar os ladrões, poid a ponta da meada está no telefone... se quisessem...

    ResponderExcluir
  3. Recebi em 14/03/2011 a mesma correspondencia, com valor maior e "atraente".....fui verificar,me assuntar a respeito e consegui chegar enfim a esta informação.
    Otimo post com a eventual situação que me livrou de mais um golpe de tantos que circulam a "pegar" os mais incautos.
    Verifiquem , chequem , se informem,não custa se prevenirem e assim evitar prejuizos financeiros.
    Agradecimentos
    Att

    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais gente colocar "a boca no trombone", menos pessoas serão enganadas!

    ResponderExcluir
  5. Sou aposentado, recebi um telefonema dia 12/01/12, da Capemi, da qual fui sócio contribuinte, há muitos anos atrás, através da Internet, descobri que estava sendo enrrolado, o que foi confirmado, através de um telefonema do núméro em que estive falando, pois fui atendido por um elemento de um Presídio do Rio de janeiro. É bom que consultem a internet e não serão enganados.
    Luiz Amaral BH. MG.

    ResponderExcluir

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!