domingo, 22 de maio de 2011

Expectativa

Ela se chama Vera Lucia S. Silveira, mas assina a mensagem como Vera Sus de Valinhos. É ativista do Conselho Estadual de Saúde, do qual Juljan foi ativo participante, e com ele compartilhou a bandeira da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao receber o convite eletronico para participar do lançamento do livro, dia 26/6, durante a Feira+Fórum Hospitalar (veja a aba autógrafos), mandou a seguinte resposta, que autorizou publicar neste blog. Lá vai:



Sílvia, como vai? Sou fã " de carteirinha" do teu pai.
Tenho lembrado muito dele nos últimos dias. Fomos companheiros na Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Saúde, há quatro anos atrás. Ele me disse:- o que você fizer, eu assino embaixo. Acredito em você! Eramos responsáveis pela Infra-estrutura, dum evento para 2200 pessoas, vindas de todo estado. Foi um sucesso!!! O comentário, na época, foi que a nossa conferência foi melhor que a nacional. Hospedamos este pessoal, por três dias em hotéis de primeira e ainda servimos bacalhau no ultimo dia. Ele olhava pra mim, sorria e dizia: você é danada !
Tenho mais detalhes, que um dia te conto. Tenho muito carinho por ele e saudade também. Falo sempre nele, quando vou dar palestras sobre o SUS. Conto a todos que foi o único brasileiro que participou na elaboração da Carta de Alma-Ata, o que originou, mais tarde este modelo de saúde que temos hoje (apenas no papel). O grande sonho dele era justamente tirar o SUS do papel. Só fiquei sabendo do lançamento do livro hoje. Moro em Valinhos e não terei com ir. Mas vou comprar o livro com certeza e quero que na primeira oportunidade você autografe para mim.
"O Cavaleiro da Saúde"!!! Meu grande e querido amigo !!! Daqui para frente, em toda vez que me apresentar para falar do SUS, vou colocar para tocar "As Valquírias" de Wagner, em homenagem a ele. Se você me autorizar...

Pura emoção. Mas apenas uma das tantas manifestações das pessoas que receberam o convite para a tarde de autógrafos. Enquanto a ansiedade aumenta, em homenagem à Vera, ilustro a mensagem com uma imagem de Juljan, manifestando-se numa Conferência de saúde. A foto não está no livro "Juljan Czapski: O Cavaleiro da Saúde", mas o fato sim, faz parte do capítulo "Conselheiro da Saúde"! (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!