quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caindo no mundo

Impossível não se impressionar com o movimento de pessoas, numa visita à Bienal do Livro, como a de SP, que percorri um dia todo, em 2010. Foi lá que cheguei à Novo Século. Até agora ainda me divirto com meu próprio espanto, quando Luis Vasconcelos - após me ouvir falando sobre o livro "O Cavaleiro da Saúde", naquele momento ainda um sonho -, afirmou que queria o título para a editora. Afinal tínhamos acabado de nos conhecer! Foi ótimo!

Li, pouco depois, que o mercado do livro mobilizou no Brasil, mais de R$ 3,3 bilhões em 2008, sendo tres quartos desse total para "o mercado" (sempre achei esquisita essa palavra). O resto, para as compras pelo governo, basicamente didáticos e paradidáticos.


Em seguida, encontrei um artigo do livreiro Jaime Mendes, que fez outra comparação: com relação ao PIB do país naquele mesmo ano, esse valor representou só 1,1%! Ou seja, ainda temos muito a crescer!

Escrevo isso, num momento de ansiedade total, em que o livro "Juljan Czapski - O Cavaleiro da Saúde" está chegando a esse "mercado".
Os autógrafos são a consagração desse caminho, fazem parte do rito de passagem que é expor ao mundo aquele pedaço da gente que fica nas entrelinhas.

O melhor de tudo é ter ouvido comentarios entusiasmados de quem já teve acesso ao livro pronto (felizmente, até agora, só foram elogios... mas acho importante também críticas, pois elas sempre ensinam algo novo, não percebido). Que o ele cresça e apareça. (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!