segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mostra volta à Casa de Cultura, em Itu



Retornou à Casa de Cultura de Itu a exposição “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde”, que apresenta em textos curtos e fotos obtidas em arquivos históricos da família a incrível trajetória de vida do presidente da AIPA.

Nascido na Polônia, com destino traçado de se tornar comandante e proprietário de uma vistosa fazenda em há mais de cem anos pertencente aos Czapskis, Juljan viu esse destino interrompido quando as tropas de Hitler invadiram o país, e a família foi sumariamente expulsa da terra natal.

Foram dois anos transitando por diferentes países durante a II Guerra Mundial, para chegar ao Brasil, que o “Cavaleiro da Saúde” adotou como nova pátria.

Por aqui descobriu a medicina como vocação, encontrou a também imigrante Alice Brill – hoje artista plástica de renome – com quem se casaria e teria quatro filhos. Considerado visionário por seus parceiros, criou a primeira empresa de medicina de grupo, semente dos planos de saúde que hoje atendem mais de 60 milhões de Brasileiros.

Em busca de suas raízes na terra, em 1960, Dr. Juljan comprou a Fazenda São Miguel, em Itu. Aos poucos trouxe a família para o município, primeiro seus pais, depois os irmãos. A criação da AIPA, em 1986, é reflexo de sua vivencia no município, e está também destacada na mostra.

Produzida pela filha-jornalista Silvia Czapski e a designer Margarete Conde, a exposição é parte de um projeto maior, que tem como principal produto o também recém lançado livro “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde”, escrito por Silvia com o conceituado economista e historiador André Medici, autor da segunda parte da obra.

Se a pesquisa foi patrocinada por seis instituições – Amil, Hospitalar, Intermédica, Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Sindicato e Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo – sua transformação em um livro disponível para todos os públicos deveu-se à editora Novo Século, que abraçou o projeto, responsabilizando-se pela produção e lançamento da obra em todo o país.



SERVIÇO:
Mostra “O Cavaleiro da Saúde” – Casa de Cultura – Itu
Livro: “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde”(Silvia Czapski e André Medici, Editora Novo Século, 2011, 424p)

(informação que a imprensa ituana recebeu e - ainda em tempo - eu transcrevo para os leitores deste blog, ilustrando com uma foto de Dr. Juljan, clicado na fazenda em Itu, ao lado de um jovem ipê que plantou por lá - Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!