terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aprendendo a ser autora

Avião para Palmas, Tocantins. Eu, na janela, como gosto. Começo a conversar com meu vizinho, professor em Brasília. Apresento-lhe o livro sobre o qual iria falar Na FLIT - Feira Literaria Internacional de Tocantins, Hortas na Educação Ambiental, que escrevi com a professora e artista plástica Maria Celia Bombana, e a consultoria de Marcelo Mattiuci.

Superbem editado pela Peirópolis, o livro baseia-se na experiência da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA), que dr. Juljan presidiu por mais de 20 anos. O prefácio é dele - seu último texto na área do meio ambiente - e isso levou-me a tirar de minha mochila O Cavaleiro da Saúde, que aliás traz detalhes ineditos da história da AIPA.

O ocupante da cadeira logo ao lado. que até então parecia entretido em suas leituras, abre um largo sorriso e interrompe a conversa.

- Você é filha do Juljan? Conheci muito seu pai!

Agora a três, a conversa estende-se pelas políticas e mazelas da saúde, tema que sempre foi predileto de Dr. Juljan. Nosso vizinho no avião é da Anvisa, em Brasilia. Nesse caso, vinha de uma participação em congresso. A foto da capa chamou-lhe atenção. Não sabia do livro! Quer comprar. Explico-lhe que livrarias do aeroporto incompreensivelmente não têm, mas em Brasília a Livraria Cultura, sim (tomara que sim!!).

Penso, com meus botões: se foi assim num voo para Tocantins que passava por Brasília, o que aconteceria se eu andasse pelos corredores do Ministério da Saude, do Congresso Nacional e afins com o livro na mão?

Em Tocantins, nova decepção. A distribuidora não recebeu O Cavaleiro da Saúde. Mas prometeu encomendar! Aprendo mais uma: nada como a presença do autor, para chamar atenção de um livro!(Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!