terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dr. Dante Montagnana


Abertura solene da Primeira Feira + Fórum Hospitalar (1994): ao centro, Dr. Hiroshi Nakajima, então diretor geral da Organização Mundial de Saúde.  Marcando a bem sucedida parceria com Sindhosp, seu presidente, Dr. Dante Ancona Montagnana (terno cinza claro).  

Nestes tempos modernos, o Facebook adquire a qualidade de ser o primeiro canal também para as tristes notícias. Foi assim que soube - por meio de Erik von Eye (com quem Dr. Juljan dividia a tarefa de representação da entidade no Conselho Estadual de Saúde) - do falecimento neste 10 de dezembro de Dr. Dante Ancona Montagnana, que desde 1994 presidia o Sindhosp, o sindicato dos hospitais do Estado de São Paulo, onde Dr.Juljan foi tão atuante. 

Dr. Dante, Dra Waleska Santos e
Dr. Juljan, em noite de homenagem
Sem outras palavras, reproduzo um trecho de "O Cavaleiro da Saúde" (páginas 289-290), onde contei um pouco sobre esse médico e sua atuação à frente da entidade. Eram os anos 1990, período pós-Constituinte em que a saúde suplementar foi ganhando o arcabouço legal e as características que hoje vivenciamos:
"... para preparar os posicionamentos do sindicato sobre qualquer nova publicação de norma, portaria ou consulta pública de interesse. Em vez de defender o setor de forma intransigente, ele [Juljan Czapski] buscava saídas aceitáveis para os dois lados. Dessa forma, dizia, conseguiriam evitar, no nascedouro, imposições impraticáveis para o segmento. O presidente do Sindhosp, Dante Ancona Montagnana, concordava com essa colocação e, normalmente, as reivindicações saíam em comunicados oficiais, assinados por ele, com Juljan como diretor científico. Em geral eram acatadas.
Visita técnica Sinhosp: Dr. Dante à esq. 
Médico, administrador, na luta sindical desde os anos 1980, Montagnana aproximara-se de Juljan em 1994, após assumir a presidência do Sindhosp. Impressionava-o a desenvoltura com que o diretor do São Jorge introduzia aspectos técnico-cientificos nos debates. Por entender que a representatividade do Sindhosp dependia de prosseguirem na luta em defesa dos interesses do setor, o novo presidente usou a visão de empresário para modernizar a estrutura da entidade.
As demandas eram um mundo. Desde acompanhar projetos de lei e outras questões jurídico-legais que pudessem afetar os estabelecimentos de saúde, até o atendimento às dúvidas dos filiados, e as infindáveis batalhas por preços justos e condições para oferecer qualidade no atendimento aos usuários.
1994 - Hospitalar: Dante Montagnana, Waleska Santos,
Ubiratan Dellape, Ines Czapski Dellape, Juljan Czapski
Nos primeiros dez anos sob comando de Montagnana, o Sindhosp consolidou sua rede de regionais no interior paulista e reforçou o apoio profissional na sede paulistana. O departamento jurídico, por exemplo, chegaria a oito advogados em tempo integral. O próximo passo seria a fundação da Fehoesp, federação estadual dos hospitais, clínicas e laboratórios, como canal mais direto de representação política.

A conjuntura era paradoxal. O subpagamento — palavra que Juljan usava para a remuneração insuficiente do governo aos hospitais — fazia que vários estabelecimentos recorressem a subterfúgios para não fecharem as portas.Por exemplo, a cobrança de um “por fora” aos pacientes. Se o governo coibisse, poderia inviabilizar o sistema do qual dependia.
De modo geral, a perspectiva era de sucateamento da rede, que não tinha como investir em melhorias. Em novembro de 1997, o Sindhosp lançou um movimento pelo descredenciamento coletivo do SUS, a partir da regional de Bauru.
 Grandes mudanças também se prenunciariam no ano seguinte, na área de planos de saúde. Mais de quarenta anos após a criação da primeira empresa de medicina de grupo no país, o setor formado pelos grupos médicos, cooperativas, entidades de autogestão e seguro-saúde — que crescera sem nenhuma regulamentação e agora atendia 25% dos brasileiros —, teria de rever o modo de operar." (fonte: 'O Cavaleiro da Saúde', pags 289-290)
Em tempo. Entro mais uma vez neste post para dar o link de uma notícia sobre o falecimento de Dr. Dante publicada no site do Sindhosp - lá você saberá mais sobre ele e seu papel no setor-saúde. Clique aqui para conferir. (Silvia Czapski)

Um comentário:

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!