terça-feira, 12 de julho de 2011

Casa Czapski

Acredite! a rua lá embaixo, no fundo do vale, transformou-se na larga e movimentada Avenida Sumaré! A casa em primeiro plano - tão sozinha numa ruela então ainda sem casas - hoje está escondida atrás de um alto muro, na atualmente bem povoada Rua André Dreyfus.

O hoje famoso arquiteto Vilanova Artigas, quando planejava a Casa Czapski para os recém casados Juljan e Alice. Amigo do casal, foi ele quem fez o convite para que integrassem a turma que fundou o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), na mesma época (1949)



Encontrei essas imagens relacionadas à "Casa Czapski" num post do ótimo blog Casas Brasileiras, de Silvio Colin, que também traz a planta da casa e outra imagem da fachada, parecidíssima à publicada em "O Cavaleiro da Saúde"

Foi a casa de minha primeira infância, onde vivi até os quase cinco anos de idade. Porém, minhas memórias misturam-se ao que ouvi de Dr. Juljan sobre como era morar numa casa tão moderna para os padrões da época - tema recorrente de entrevistas que ele dava a estudantes de arquitetura.

Ao resumir, para Silvio, momentos em que a casa é personagem e cenário do livro, dei-me conta de quantas boas histórias ela rendeu. Não preciso repetir o que está no post dele. Se ainda não tiver lido o livro ou/e ficou curioso/a, clique aqui, para conferir. (Silvia Czapski)

Um comentário:

  1. olá, sou estudante de arquitetura e estou fazendo um trabalho sobre a a Casa Czapski porém na internet não tem muitas imagem da casa e precisaria pois no meu trabalho preciso fazer uma maquete sobre a casa, gostaria de saber se vcs podem me ajudar pois a vista posterior da casa não encontrei na internet..... obrigada

    ResponderExcluir

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!