Fundada em 1423, tornou-se um importante centro industrial, sobretudo até a Segunda Guerra Mundial. Sofreu um declínio econômico após a queda do governo comunista (1989), mas vive novamente um período estável. Certamente, a prosperidade contribuiu para que a cidade se tornasse um importante centro cultural: tem 18 universidades, teatros, academia de teatro e cinema. O famoso pianista Arthur Rubinstein nasceu lá.
A moça da foto, Magdalena Anna Walicka - que recentemente chegou a Itu e prefere assinar simplesmente Magda Walicka - também. Apaixonada pela música, graduou-se em piano na Academia de Música de Lodz, onde também fez posgraduação em gerenciamento de escolas de artes, tornando-se depois uma das primeiras professoras na Polônia a receber acreditação da Associação Européia Suzuki, método criado no Japão, que se inspira no jeito com que uma criança aprende a falar para ensinar música.
Pianista, compositora e vocalista, passou a ensinar piano para crianças a partir de três anos de idade. Também atuou com bandas, corais, tendo dirigido uma escola de música por lá, antes de se mudar para a Inglaterra, onde trabalhou com a Universidade de Bradford, como pianista e acompanhante de corais. Tocou em cidades como Nottingham, Birmingham, Leeds e Londres, sempre fazendo questão de promover a música polonesa.
Foi uma história de amor que a trouxe a Itu no final de 2010, onde se casou com o pastor Rubens de Lara Silva. Conheceram-se pela internet, compartilharam uma enorme identidade. Para conhecê-la pessoalmente, ele foi à Inglaterra e, juntos, visitaram a Polônia. Há poucos meses no Brasil – e já apaixonada por nosso país - ela é uma das pianistas a abrilhatar o 18º Festival de Artes de Itu, que acontece até domingo, 24/7.
Quando conheci Magda, senti uma imediata empatia. Ela encantou-se com a história de Dr. Juljan, cujo destino teria sido o de herdar uma fazenda na Polônia, não fosse a invasão do país, pelas tropas hitleristas em 1939, obrigando-o a deixar a terra natal para sempre, com sua família. Também Dr. Juljan adotou o Brasil como nova pátria, amou o Brasil, sem nunca esquecer a raiz polonesa.
Em homenagem a Dr. Juljan, Magda decidiu preparar um repertório de Chopin para o concerto que dará neste sábado, 23/7, 11h, na Casa de Cultura de Itu (Espaço Almeida Jr - R. Paula Souza, 664 - Centro - Itu). Dessa forma, e graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Município, teremos um evento duplo, na manhã de sábado, 23/7, integrado ao Festival de Artes.
* às 10 h, a abertura da mostra sobre a vida deste médico-ambientalista, que pela primeira vez é apresentada em Itu e manhã de autógrafos do livro "Dr. Juljan Czapski - Cavaleiro da Saúde". No melhor estilo caipira, regada a café e bolo de fubá.Além de ter sido o criador dos planos de saúde no Brasil, Dr. Juljan fundou e presidiu a Associação Ituana de Proteção Ambiental – AIPA, entidade de caráter regional que ganhou repercussão nacional, com seu programa de educação ambiental, viveiro de mudas nativas, ações de comunicação para difundir a causa, antes da ecologia se tornar moda.
* às 11h, Magda Walicka senta-se ao piano, para deliciar o público com composições de Fréderic Chopin, um pianista romântico, como de certa forma também foi Dr. Juljan.
Como não poderia deixar de ser, munido da identidade ecológica, Dr. Juljan Czapski (pronuncia-se júlian txápski) acompanhou de perto as políticas públicas também na área do meio ambiente, trabalhando para influir na política municipal, estadual e nacional.
Está no livro, e também na exposição, que usa fotos históricas para resumir a trajetoria do Cavaleiro da Saúde em apenas seis painéis.
Clique no convite, para saber mais. Esperamos você lá! (Silvia Czapski)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!