terça-feira, 1 de junho de 2010

Haja coração...

..... para absorver o número de homenagens póstumas que vem sendo prestadas a Dr. Juljan. Ele mesmo jamais imaginou algo assim.

Semana passada, tivemos

* Homenagem prestada pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares - FBAH (24/5, no jantar anual que reune 1000 convidados). Detalhe - Padre Niversindo Cherubin, fundador, contou que Dr. Juljan atuou na entidade desde sua formação.

* Em seguida (25 a 28/5, na Hospitalar) a exposição "Juljan Czapski - O Cavaleiro da Saúde", já mencionada no post inaugural deste blog (em tempo - adooorei a receptividade)

* Durante o também disputado jantar da Hospitalar e entidades parceiras (26/5), a lembrança a Dr Juljan e Dra Zilda Arns - ambos premiados como Personalidade do Ano na Area da Saúde e, triste coincidencia, falecidos em 12/1 - coroada com a entrega de um belo troféu da Federacion Peruana de Administradores de Salud (FEPAS), trazido do Peru pela carismática dra. Luz Loo, presidente da entidade.

E os discursos....

Basta mostrar um deles, para simbolizar as várias menções ao "cavaleiro da saúde" durante os três dias do Fórum Hospitalar (mais de 60 eventos, associados à Feira). É a apresentação do Dr. Humberto Gomes de Mello, presidente da FENAESS, que abriu o 15º Congresso Latino Americano de Serviços de Saúde (ClasSaude), na semana passada.

Logo que desceu do palco, eu não resisti e fui falar com ele. Queria ser a primeira a receber uma cópia. Fiquei até sem jeito quando ele tirou de seu bolso o texto original, que acabara de ler! Tomo a liberdade de reproduzir aqui, marcando em negrito o trecho que homenageia Dr. Juljan.

"Senhoras e Senhores,

Em sua 17° edição, a Hospitalar Feira e Fórum consolida-se não só como o maior evento especializado em saúde das Américas - e segundo maior do mundo - mas principalmente como um espaço qualificado para o debate entre dirigentes hospitalares, empresários de todos os setores da área da saúde, profissionais, gestores, lideranças políticas e universitárias na busca de soluções para os problemas que afetam a saúde de todos os brasileiros.

Em paralelo à feira, estaremos realizando, a partir de agora, o 15° Congresso Latino Americano de Serviços de Saúde com a abordagem dos temas: Sistema de Saúde Público-Privado, Saúde Suplementar e Capacitação Profissional em Saúde.

Também, como eventos oficiais, estarão sendo realizados, concomitantemente: o 5° Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde; o 4° Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos; o 1° Congresso Brasileiro de Aspectos Legais para Gestores e Advogados da Saúde; o 3° Congresso Brasileiro de Tecnologias da Comunicação e Informação em Saúde e o 1° Congresso Brasileiro de Políticas e Gestão em Saúde Mental.

Como nos anos anteriores, o formato e grande parte das idéias e temas do Classaúde 2010 foi fruto da mente clarividente e voltada para o futuro do coordenador dos nossos eventos oficiais - Dr. Juljan Czapski - que nos deixou em meados da caminhada, no início do corrente ano.

Num dever de justiça, todos nós que fazemos a Fenaess, CNS, Sindhosp e Hospitalar temos muito a agradecer a Juljan Czapski pela sua dedicação ao setor saúde e em especial pela sua inquietude na busca de uma capacitação cada vez melhor de todos os profissionais de saúde. Obrigado Juljan pelos momentos de aprendizado transmitido a tantos quantos tiveram o privilégio, como eu, de usufruir do seu convívio, mesmo que em momentos raros.

O fórum proporcionado pela Hospitalar 2010 é altamente significativo e importante para discutirmos e refletirmos sobre a realidade do setor saúde que enfrenta dificuldades imensas apesar de todos os esforços do Ministro José Gomes Temporão que vem lutando, todos os anos, para conseguir um orçamento compatível que atenda às necessidades da população.

São mais de 150 milhões de brasileiros que vivem exclusivamente do Sistema Único de Saúde e o orçamento para assistência hospitalar e ambulatorial, neste ano, é de apenas 31,3 bilhões de reais, contrastando com a receita de 63,6 bilhões de reais dos planos privados de saúde, em 2009, para atender 42,8 milhões de beneficiários

Com tais recursos orçamentários definidos em orçamento torna-se impossível corrigir as imensas defasagens dos procedimentos de serviços médico-hospitaiares pagos pelo SUS, mas, há que se fazer alguma coisa para reverter essa situação!

Os esforços empreendidos pelo Ministro Temporão, pela Frente Parlamentar da Saúde e pelas entidades representativas do setor saúde têm sido insuficientes para sensibilizar o Congresso Nacional a regulamentar a Emenda Constitucional 29 que estabelece percentuais mínimos a serem aplicadas em saúde.

A não regulamentação da emenda constitucional fez com que 13 governadores deixassem de aplicar os 12% constitucionais, no ano de 2008, segundo estudo do Ministério da Saúde, como foi publicado pela Folha de São Paulo do último dia 15 do corrente mês. Nos dados mostrados pela Folha observa-se um contraste entre os investimentos em saúde do Amazonas e Rio Grande do Norte - 21,39% e 17,77%, respectivamente - e o que foi investido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul - 8,65% e 4,37%, respectivamente.

O interesse de estados brasileiros em encontrar soluções para a gestão e os custos da assistência hospitalar e ambulatorial prestada a pacientes do SUS começa a ser apresentado, agora, com a discussão das Parcerias Público-Privadas que vêm dando certo, há vários anos, em algumas unidades da federação.

Há que se encontrar, porém, outros caminhos que façam com que estados e municípios se juntem ao Ministério da Saúde na busca de soluções urgentes para equilibrar os valores que são pagos pelos procedimentos do SUS com os custos de tais procedimentos.

Apesar de tudo o setor vem dando provas de superação com crescimento em todas as áreas, independentemente de crises. Nos últimos dois anos - de maio/2008 a abril/2010 - o número de empregos novos gerados pelo setor saúde foi de 151.668, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Finalmente, em nome da Fenaess, CNS, Sindhosp e Hospitalar, queremos agradecer a todos que contribuíram para a realização dos nossos congressos e eventos, tanto com os apoios como pela organização e participação nas comissões científicas.

Boa feira, bons congressos e ótimos negócios para todos!"



Dr. Humberto Gomes de Mello, presidente da FENAESS
(apresentação em 25/5/2010)
Haja coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!