segunda-feira, 18 de julho de 2011

Magda Walicka na homenagem a Dr. Juljan

Na Wikipedia, enciclopédia criada pelos internautas, aprendo que Łódź (pronuncia-se wúdj) é a terceira cidade polonesa em número de habitantes, ficando atrás somente da capital, Varsóvia, e da antiga capital, Cracóvia - região onde Dr. Juljan nasceu. São 770 mil.

Fundada em 1423, tornou-se um importante centro industrial, sobretudo até a Segunda Guerra Mundial. Sofreu um declínio econômico após a queda do governo comunista (1989), mas vive novamente um período estável. Certamente, a prosperidade contribuiu para que a cidade se tornasse um importante centro cultural: tem 18 universidades, teatros, academia de teatro e cinema. O famoso pianista Arthur Rubinstein nasceu lá.

A moça da foto, Magdalena Anna Walicka - que recentemente chegou a Itu e prefere assinar simplesmente Magda Walicka - também. Apaixonada pela música, graduou-se em piano na Academia de Música de Lodz, onde também fez posgraduação em gerenciamento de escolas de artes, tornando-se depois uma das primeiras professoras na Polônia a receber acreditação da Associação Européia Suzuki, método criado no Japão, que se inspira no jeito com que uma criança aprende a falar para ensinar música.

Pianista, compositora e vocalista, passou a ensinar piano para crianças a partir de três anos de idade. Também atuou com bandas, corais, tendo dirigido uma escola de música por lá, antes de se mudar para a Inglaterra, onde trabalhou com a Universidade de Bradford, como pianista e acompanhante de corais. Tocou em cidades como Nottingham, Birmingham, Leeds e Londres, sempre fazendo questão de promover a música polonesa.

Foi uma história de amor que a trouxe a Itu no final de 2010, onde se casou com o pastor Rubens de Lara Silva. Conheceram-se pela internet, compartilharam uma enorme identidade. Para conhecê-la pessoalmente, ele foi à Inglaterra e, juntos, visitaram a Polônia. Há poucos meses no Brasil – e já apaixonada por nosso país - ela é uma das pianistas a abrilhatar o 18º Festival de Artes de Itu, que acontece até domingo, 24/7.

Quando conheci Magda, senti uma imediata empatia. Ela encantou-se com a história de Dr. Juljan, cujo destino teria sido o de herdar uma fazenda na Polônia, não fosse a invasão do país, pelas tropas hitleristas em 1939, obrigando-o a deixar a terra natal para sempre, com sua família. Também Dr. Juljan adotou o Brasil como nova pátria, amou o Brasil, sem nunca esquecer a raiz polonesa.

Em homenagem a Dr. Juljan, Magda decidiu preparar um repertório de Chopin para o concerto que dará neste sábado, 23/7, 11h, na Casa de Cultura de Itu (Espaço Almeida Jr - R. Paula Souza, 664 - Centro - Itu). Dessa forma, e graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Município, teremos um evento duplo, na manhã de sábado, 23/7, integrado ao Festival de Artes.

* às 10 h, a abertura da mostra sobre a vida deste médico-ambientalista, que pela primeira vez é apresentada em Itu e manhã de autógrafos do livro "Dr. Juljan Czapski - Cavaleiro da Saúde". No melhor estilo caipira, regada a café e bolo de fubá.

* às 11h, Magda Walicka senta-se ao piano, para deliciar o público com composições de Fréderic Chopin, um pianista romântico, como de certa forma também foi Dr. Juljan.
Além de ter sido o criador dos planos de saúde no Brasil, Dr. Juljan fundou e presidiu a Associação Ituana de Proteção Ambiental – AIPA, entidade de caráter regional que ganhou repercussão nacional, com seu programa de educação ambiental, viveiro de mudas nativas, ações de comunicação para difundir a causa, antes da ecologia se tornar moda.

Como não poderia deixar de ser, munido da identidade ecológica, Dr. Juljan Czapski (pronuncia-se júlian txápski) acompanhou de perto as políticas públicas também na área do meio ambiente, trabalhando para influir na política municipal, estadual e nacional.

Está no livro, e também na exposição, que usa fotos históricas para resumir a trajetoria do Cavaleiro da Saúde em apenas seis painéis.

Clique no convite, para saber mais. Esperamos você lá! (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!