Esta reprodução (escaneado, em vez de foto) não está à altura do ultraemocionante presente que recebi dias atrás. Para mim, que vejo o verdadeiro espírito de Natal, não no valor financeiro, mas na emoção e no empenho do fazer para alguém, esta tela confeccionada pelo ultramaratonista Luciano Prado dos Santos representou o mais emocionante presente de fim de ano que recebi até agora.
Para quem não sabe, Luciano deu para o Brasil o recorde mundial no esporte que pratica, com direito a registro no Guiness Book. Conheci-o num curso onde somos alunos. Contou-nos um pouco de si. Por meio da leitura de um livro convenceu-se da necessidade de praticar um esporte. Escolheu a corrida, tornou-se ultramaratonista, recordista na corrida em esteiras. Por ser esporte de raros patrocinadores, jamais abandonou a profissão na área técnica em emissoras de TV.
Não para nisso. Por onde passa, Luciano colhe sementes, para depois doar as mudas a quem se disponha a plantar em local definitivo. Está sempre lendo, sobretudo biografias (daí o interesse pelo "Cavaleiro da Saúde").
Certa vez, num período de convalescença, criou os mini-bonequinhos que usa pra produzir bottoms, imãs de geladeira e até a telas, como esta em homenagem ao Dr. Juljan, que conheceu por meio da leitura. Reuso ou reciclagem? cada bonequinho-corredor consome dois palitos de fósforos usados + retalhos de arames encapados, desses que técnicos largam no chão das calçadas, quando realizam algum reparo em linhas telefonicas ou elétricas.
Fiquei feliz com a tela, quis compartilhar, mas temo que a reprodução deficiente da obra dificulte a leitura das frases escolhidas por Luciano. Por isso, reproduzo-as aqui:
* "Foi, sem dúvida, um lider que criava, inventava, combatia e vencia."Quer saber mais sobre Luciano?
Adib D. Jatene
* "O cavalariço tem de levar pelo menos três tombos para se tornar um bom cavaleiro."
pai de Juljan
* "Quem corre descobre a sua própria identidade."
Luciano Prado Santos (ultramaratonista, recordista mundial)
* "Serão pouquíssimas estes que terão força e coragem para lutar.'"
Juljan Czapski
* "Gosto em você, desta força que não tenho."
Alice
Veja, por exemplo, esta reportagem no site Esporte Alternativo