sábado, 26 de novembro de 2011

Uma bela resenha!

Primeiro foi o bilhete de Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e dos mais conhecidos pelo grande público Sesc-SP e Senac-SP - respectivamente serviços sociais do comércio e de aprendizagem comercial (link ao final deste post).

Agora, uma nova boa surpresa adentrou pela soleira da porta de minha casa: a bem cuidada revista Problemas Brasileiros, edição de novembro-dezembro 2011, com o artigo de página inteira, "Rédeas na mão", bela resenha do livro “O Cavaleiro da Saúde”.


Escrita por Cecília Prada, parte de uma das linhas mestras da biografia de Juljan Czapski – os vários recomeços que ele enfrentou ao longo da vida –, para encerrar com um parágrafo que nos enche de orgulho:

"O Cavaleiro da Saúde, além de apresentar um panorama do sistema de saúde no Brasil, proporciona uma leitura agradável, recheada de episódios pitorescos que atraem o interesse o público em geral."
Como se diz por aí, o mundo dá voltas. Há exatos dez anos (edição de nov-dez/2001), a mesma revista publicou uma sensível reportagem sobre a saga de imigrantes no Brasil - “Terra Prometida” – para a qual o Cavaleiro da Saúde foi entrevistado. Seu depoimento à mesma Cecilia Prada rendeu um destaque, que resume os percalços vividos pela família durante dois anos, na II Guerra Mundial, até se firmarem no Brasil.

Ainda na fase de pesquisas sobre Juljan, para escrever o livro, reencontramos o texto na internet. Foi ótima fonte de consulta. Mas tive de apelar para a memória, para chegar à excelente foto de Juljan, clicado por Célia Thomé, que ilustrou apenas a versão impressa.


Superprestativa, a equipe da revista restabeleceu o contato com a fotógrafa, Celia cedeu a foto, que traz o Cavaleiro da Saúde em uma d suas tão típicas camisas habanera, que ele usava no dia a dia. Com ela, a Novo Século produziu uma ótima capa para o livro.


Quando publicado, fiz questão de encaminhar dois exemplares à redação. Não esperava um retorno tão bonito!


Quer ver mais?
Não encontrei o atual artigo na internet (clicando na imagem da página, você poderá ampliar e ler). Mas a reportagem de 2001 está disponível:

  • A Terra Prometida: Mito e realidade na história de quem fez do Brasil sua pátria
  • O Navio Fantasma: A saga de uma família polonesa [os Czapskis] que fugiu da guerra
E aqui, no blog: os comentários de Abram Szajman (Silvia Czapski)
.