Das outras duas imagens, tínhamos informações insuficientes. Entram, portanto, nesse blog com a torcida de que alguém possa ver e nos ajudar a saber mais a respeito! (Silvia Czapski)
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Descartes (sniff!!)
Das outras duas imagens, tínhamos informações insuficientes. Entram, portanto, nesse blog com a torcida de que alguém possa ver e nos ajudar a saber mais a respeito! (Silvia Czapski)
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Quem foi o primeiro?
Digo “mais uma vez”, pois é uma confusão recorrente, com que me deparei N vezes, ao realizar a pesquisa para o livro “ O Cavaleiro da Saúde” (ufa, na reta final!).
Pois bem, acabo de rever a cronologia da saude suplementar que consta no final do excelente livro "Planos de Saúde no Brasil - Origens e trajetórias", um trabalho de fôlego conduzido por uma equipe da UFRJ conduzida por Ligia Bahia entre 2004 e 2006, que também resultou no vídeo-documentário “Empresarios da Saúde”, com os depoimentos de vários pioneiros do setor, inclusive os fundadores da Samcil e Policlinica Central Ltda.
Dúvida sanada, comecei a olhar mais datas.* Criação da Policlinica Central - janeiro de 1956 (uau! exatos 55 anos se passaram!)
* Criação da Samcil (constituição jurídica) - 27/09/1962
* A fundação da Sanasa foi em 1963 (Policlinica Central de Porto Alegre não consta na lista, nasceu por essa época também funcionando como se fosse franquia da de SP, quando o nome franquia ainda não existia).
* A Abramge nasceu em julho de 1966 (mais um número quase redondo: 45 anos atrás, com Juljan e Luiz Roberto entre os fundadores).
* Em 1967, Semic a primeira Unimed, em Santos.
* Em 1/1/1971, compra da Policlinica pela Samcil.
Juljan continuou como presidente da Abramge por mais alguns anos. É de 1973 a foto que ilustra este post: Juljan ao centro, ao lado do então ministro da saúde, Mario Machado de Lemos, e Luiz Roberto, terceira pessoa da esquerda para direita, durante o III Congresso Brasileiro de Medicina de Grupo, no Rio de Janeiro, presidido pelo cavaleiro da saúde. (Silvia Czapski)
terça-feira, 12 de abril de 2011
62
Casa de ferreiro, espeto de pau, dizem. Eles tinham um laboratório fotográfico em casa, como fonte de sobrevivencia. Mas fotos... só de Minas Gerais, nada encontramos do casamento em si. Prometi a mim mesma evitar o uso de imagens que aparecerão no livro, mas como regras são para ser quebradas, Ilustro esse post com outra imagem, das bodas de ouro do casal, selecionada para o album do "O Cavaleiro da Saúde", que está ficando lindo, segundo a equipe da Novo Século, responsavel pela produção gráfica. (Silvia Czapski)"Em uma dessas visitas, já eram até amigos, e o deputado disse:
— Eu vou ser o anfitrião da festa de Páscoa em Ouro Preto. Ainda tem um quarto no hotel. É uma pena que vocês não estão casados, pois, se estivessem, eu levava vocês.
— Olha, doutor Libanio, se for por isso, nos casamos!"
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Camelando
terça-feira, 5 de abril de 2011
De vento em popa
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Partidas..
“Cirurgião e empresário do ramo hospitalar, Dellape lutava pelo fortalecimento do setor, sempre defendendo a iniciativa privada. Em 1983, lideraria a formação da Fenaess, primeira federação de estabelecimentos de saúde do país, que presidiria por dezoito anos. No meio tempo, batalharia por uma Confederação Nacional de Saúde, entidade sindical de terceiro grau, o mais elevado previsto nas leis do trabalho. A fundação ocorreria em 1994, com Dellape na presidência por dez anos. Mas foi um quase acaso que o trouxe para a família de Juljan. Sem conhecê-lo, Inês [primogênita de Juljan] resolveu, certa vez, acompanhar seus pais numa visita. Ele era viúvo e a paixão foi imediata. O casamento aconteceu em setembro de 1980.”