domingo, 12 de setembro de 2010

Surpreendentes (Re) Encontros

Na busca de confirmação de dados, ou do detalhamento de informações para o livro sobre o Cavaleiro da Saúde, vou reencontrando pessoas que passaram por minha vida, em outros momentos.

É o caso da família von Koss. O pai de Juljan, Fryderyk Czapski, era vizinho e amigo do pai de Henning Hans Gunter von Koss, na Polônia.

A II Guerra Mundial empurrou os Czapskis para o Brasil. E a situação do pós guerra induziu a vinda de Henning, com a esposa e filhos para cá.

Certo dia – e essa história estará no livro sobre o Cavaleiro da Saúde – por uma interessante coincidência, Dr. Juljan reencontrou o sr. von Koss em São Paulo. Dr Juljan já tinha a Policlínica Central, e von Koss era o responsável pelos recursos humanos da Volkswagen do Brasil, ainda com 129 funcionários.

Entusiasmado com o sistema de assistência médica da Policlínica, von Koss viabilizou a contratação da empresa para atender a VW. Desde então, o crescimento da indústria automobilística no país contribuiu fortemente para o também crescimento da medicina de grupo. (
na foto, dr. Juljan, à esquerda, apresentando a Policlínica a Heinrich Nordhoff, à direita, então presidente mundial da VW e responsável pelo estrondoso sucesso do fusca no mundo)

Além de dirigente da Policlínica, Dr. Juljan tornou-se médico particular da família von Koss. Mas, assim como a vida aproximou, também se encarregou de afastar as duas famílias. Desses afastamentos que ocorrem por circunstancias somente explicáveis pelo tamanho da metrópole.

De repente, graças ao projeto de fazer um livro sobre Dr. Juljan, o reencontro. Por enquanto, só pela comunicação telefônica e eletrônica. Sra Inge, viúva de Henning von Koss ofereceu informações preciosas dos velhos tempos. Filha de Hening, Monika von Koss, que escreveu um livro sobre a família para os próprios familiares, complementou. E mais. Henning von Koss, irmão de Monika e filho de alguém que contribuiu, indiretamente, para a expansão da medicina de grupo no Brasil, é hoje presidente da Medial Saúde, empresa adquirida recentemente pela Amil, uma das apoiadoras do projeto Cavaleiro da Saúde.

Coincidências existem?
(Silvia Czapski)

Um comentário:

  1. Poxa Silvia, adorei saber que está escrevendo um livro sobre o seu pai. Parabéns pela iniciativa.
    Esses reencontros da vida são mesmo "coincidências" especiais. bjks,

    ResponderExcluir

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!