Sempre tive fascinação por mosaicos. Pequenas peças de algum material, que – colocadas juntas – formam algo novo, com um novo sentido.
Quando criança, eu gostava tanto de vitrais, que nos anos 1960 – tempo em que Dr. Juljan começou a participar de congressos e entidades internacionais – ele e minha mãe compraram na França um dos mais belos livros que já ganhei. Conservo-o até hoje. Capa dura, com centenas de páginas - um luxo, na época - reproduz vitrais de igrejas medievais francesas em folhas quase transparentes, provavelmente acetato.
Mais tarde, fiz um curso de artesanato em vidro. Claro que o que mais gostei foi a produção de mosaicos. Detalhista, levei meses para produzir um único, com pequeníssimos cacos coloridos de vidro italiano.
Relembrei de tudo isso ao rever os 40 depoimentos sobre Dr. Juljan, que estão entrando no site sobre o Cavaleiro da Saúde. A sensação é que são uma das mais fantásticas matérias primas para o mosaico de palavras que devo compor, ao fazer o livro sobre a vida de Juljan Czapski.
Nossa memória é seletiva. E tende a guardar mais os bons momentos. Portanto o que temos é um conjunto de pequenos e grandes eventos, vividos por e com diferentes pessoas, que dão suas próprias visões dessas vivências. Para mim, às vezes despertam lembranças. Outras vezes soam como verdadeiras descobertas de facetas que não tive o privilégio de conhecer.
São um brinde para quem está esperando o livro. Pois revelam diferentes aspectos desse personagem que foi protagonista da história da saúde no país, nos últimos 50 anos.
Clique aqui, para visitar. Mas não deixe de mandar suas críticas, opiniões, sugestões, pois trata-se de um site em construção. (Silvia Czapski)
Gostei!
ResponderExcluir