terça-feira, 12 de outubro de 2010

Onde tudo começou


Esse cartão postal faz parte do acervo de Alice Brill, que já era esposa de Dr. Juljan Czapski, quando se tornou uma conhecida artista plástica (e também fotógrafa, filósofa, escritora, mestra, mãe...).

É dos anos 1930, época em que ela aportou na cidade do Rio de Janeiro, por causa da ascensão do nazismo na Alemanha. Vale lembrar que Brasília ainda nem estava nos planos de ser construida - o Rio de Janeiro que vemos na foto era a Capital Federal. A cidade tinha ainda mais ou menos o mesmo aspecto em 1941, quando lá aportaram os Czapskis, já durante a Segunda Guerra Mundial.

Para os Czapskis, a chegada foi o coroamento de uma aventura incrível, que estará no livro sobre o "cavaleiro da saúde".

Só para dar um gostinho dessa história, eis um dos documentos que comprova um dos lances de uma caminhada de quase dois anos por meio à guerra. Fryderik e Ilza, os pais de Dr. Juljan, guardaram com o maior carinho, levando-o junto nas 22 mudanças de casa (e muitas vezes de cidade), que tiveram de fazer no Brasil.

Trata-se de uma carta da Câmara Polono-Latinoamericana, de apresentação do pai de Dr. Juljan à "Sua Excelência o Senhor Manoel Ribas, D. D. Interventor Federal do Estado do Paraná", escrita pouco antes da guerra. Estávamos em pleno Estado Novo, e todos estados eram governados por interventores.

O contato foi concretizado, durante uma curta visita de Fryderyk no Brasil. Depois, a família Czapski conseguiu migrar para o Brasil, porque o interventor se propos a intermediar a necessária autorização de um visto (sem um visto prévio do país receptor, ninguém podia sair da Europa em guerra).

Incrivel ver, em retrospectiva, como o que poderia ter sido apenas um pequeno acontecimento - visita oficial de um estrangeiro à maior autoridade no Estado durante uma viagem - abriu as portas para a família Czapski iniciar nova vida no "novo mundo". (Silvia Czapski)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!