domingo, 8 de agosto de 2010

Barbara Myers - Lembranças de 1953

O pessoal do Instituto Moreira Salles que me perdoe, mas ilustro essa com uma fotografia que Alice Brill, esposa de Juljan Czapski, fez nos anos 1950, do Carnaval na Bahia. O negativo é hoje do Instituto. Mas essa ampliação foi feita e guardada por Alice. O que está no verso, revela a história da imagem. Seja pelo carimbo (ao lado), ou pelo que Alice anotou à mão: “Carnaval – Bahia” e “música e dança, força expressiva individual e coletiva”. Em geral, peço antes, o IMS autoriza, e eu indico que o copyright é deles. Justíssimo! Só que escrevo num domingo. Depois falarei com eles!

Ufa! Tudo isso para contar sobre uma carta que recebi de Barbara Myers, que se tornou amiga de Alice em 1947, quando ambas estudaram arte na Universidade de New México, EUA. Bolsista, Alice namorava Juljan, que ficara no Brasil. Barbara ainda não conhecia David Myers, seu então futuro marido, também falecido (ele foi um renomado cineasta, realizador de documentários).

Pois bem, em 1953, Barbara visitou Juljan e Alice em São Paulo. Já eram casados, e Juljan, que ainda estudava medicina, estava em férias. Juntos, foram para a Bahia. Era carnaval! (esse carnaval que vemos na foto)

Poucas semanas atrás, Barbara soube do falecimento de Juljan (“I’m so sorry to hear that he passed away. He was such a nice person.”). Eis uma lembrança dela, dessa convivência, numa livre tradução minha:
O que lembro são momentos”, diz, “por exemplo, quando estivemos na Bahia. [Juljan] abriu uma maleta cheia de dinheiro. Ele disse: “veja, isso é o que faz a inflação! Nós precisamos de todo esse dinheiro para pagar a estadia na pensão!

(...) Ele me disse, uma vez, para vestir [roupas] com mangas compridas, caso contrário algum homem se aproximaria e diria “Delicioso”.

Esses eram os hábitos 55 anos atrás, ainda antes do biquíni! (...) Era minha primeira vez fora dos EUA, e eu fiquei intrigada com um amigo de Alice, que veio conosco para a Bahia, trazendo seu macaco de estimação no avião.”

Confesso ter ficado emocionada com esse relato de Barbara. Pequenos detalhes que ensinam sobre o modo de vida de um jovem casal, há mais meio século!
(Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!