São Paulo, 1994: Dr. Juljan, Hiroshi Nakajima (Diretor Geral da OMS) e Dra Waleska Santos (Presidente da Hospitalar) |
Para mim, é especialmente forte a lembrança de um convite que o Cavaleiro da Saúde fez, ao final da I Hospitalar, a um pequeno grupo de dirigentes de federações de hospitais da América Latina e Europa. Foram todos a Itu, para conhecer o projeto ecológico realizado pela Associação Ituana de Proteção Ambiental em Itu, que Dr. Juljan presidia e onde eu atuava. Um domingo delicioso com direito a almoço sob velhas mangueiras.
Reproduzo abaixo, em tradução livre, as notícias de duas décadas atrás do veículo de comunicação da IHF. Um perfil de Dr. Juljan que menciona a ação ecológica, além de uma novidade para os leitores: duas participações do médico em eventos da Organização Mundial da Saúde, como representante da IHF.
PERFIL - Dr. Juljan Czapski
O foco principal do trabalho atual do vice-presidente da Federação Internacional de Hospitais e Diretor Técnico da Fenaess (Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Brasil), Dr. Juljan Czapski, é o desenvolvimento de um modelo adequado para os serviços de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente na América Latina.
Dr. Czapski formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde mais tarde completou o mestrado em Saúde Pública e o doutorado em Administração Hospitalar. Ele teve a iniciativa, em 1956, de fundar a primeira organização brasileira de medicina de grupo, um sistema que desde então tem crescido, a ponto de hoje oferecer [1994] assistência a cerca de 20 milhões de pessoas.
Nove anos depois, ele foi fundador da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo) da qual foi presidente por dez anos e continua a ser um membro honorário.
Ao lado o envolvimento do Dr. Czapski e sua contribuição para a área da saúde ele desempenhou um papel importante na implementação de um projeto de proteção e recuperação ambiental em Itu (SP). O projeto, apoiado pela Comissão para a União Europeia, é dedicado à recuperação do meio ambiente por meio de regeneração florestal com árvores nativas e melhoria dos hábitos alimentares, com a introdução de hortas nas escolas e educação ambiental.
Vice Presidente participará de Conferência da OMS
A IHF sempre teve forte ligação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e trabalha para estreitar cada vez mais esse relacionamento. Dr. Juljan Czapski, Vice-Presidente da Federação Internacional de Hospitais, representará a IHF na XXIV Conferência Pan-americana de Saúde, e na XLVI Reunião do Comitê Regional da Organização Mundial da Saúde, em Washington DC de 26 a 30 Setembro de 1994, apenas um de um grande número de reuniões da OMS em que a IHF participa.(Health Services International - 1994)
1978: Visto para o Cazaquistão e bottom da Conferência |
De lá saiu o moderno conceito, até hoje em vigor no mundo, da saúde como "o estado de completo bem-estar físico, mental, social e não somente a ausência de doença", um direito fundamental do ser humano, essencial para o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e o sonho da paz mundial.
Apesar de ser representante de uma organização não governamental, normalmente sem direito a voz, ele conseguiu falar no púlpito dessa Assembleia mundial. Mas essa é uma uma peripécia que está contada no livro O Cavaleiro da Saúde. (Silvia Czapski)