sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Senta que lá vem História...

Dr. Juljan, um dos fundadores da Federação de Administradores Hospitalares (pag 43)

O refrão me vem à mente, ao examinar o livro "Pró - Saúde: uma História de 45 Anos de Profissionalismo em Administração Hospitalar", que faz um resgate da história da administração hospitalar no Brasil, como ponto de partida para expor a trajetória dessa entidade pioneira, que soube acompanhar a evolução tecnológica, inimaginável pouco mais de quatro décadas atrás.
Ilustração no livro comemorativo
aos 45 anos da "Pró-Saúde"

As ilustrações (como a charge ao lado) são indicativos da fartura de documentos de época, materiais que poderiam também inspirar filmes, outras histórias escritas, ou mesmo um museu sobre a evolução desse segmento do setor-saúde no país.

Não dá para não registrar neste post a presença de Dr Juljan no livro, como um dos fundadores da Federação Brasileira de Administração Hospitalar (FBAH), criada em 1971 para "congregar os administradores hospitalares, promover a defesa dos interesses da classe, desenvolver esforços para a boa formação dos administradores hospitalares e empenhar-se para conseguir a regulamentação da atividade".

Assim como não dá para não mencionar aqui que este envolvimento de Dr. Juljan também está em "O Cavaleiro da Saúde", com detalhes que dão o clima da época, graças à incrível memória do amigo e pioneiro Padre Niversindo Cherubin, complementado por documentos deixados pelo próprio Dr. Juljan.

Quer saber mais? 
* O livro sobre a Pró-Saúde está disponível na internet em pdf: basta clicar aqui.
* Também vale conferir o post Em festa, de março/2011, que conta um pouco mais sobre essa história. (Silvia Czapski)