sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bienal do Livro 2012 - 14 de agosto

Clique na imagem, para vê-la ampliada
Tem um significado pra lá de especial atender o convite da Novo Século de termos uma nova sessão de autógrafos do livro "O Cavaleiro da Saúde" na Bienal do Livro 2012, pois foi lá mesmo, dois anos atrás, que começou a aventura de publicá-lo por uma editora de maior porte.

Estávamos escrevendo o livro, eu em São Paulo e André Medici em Washington/ EUA, onde vive. E-mail era nosso principal canal para a troca de ideias. 

Tínhamos o desafio de lançar a publicação em maio de 2011, durante a Hospitalar Feira e Forum daquele ano. Era uma expectativa não apenas nossa, mas também do grupo de parceiros que viabilizaram a pesquisa e produção do conteúdo: três organizações em que Dr. Juljan atuou (Abramge, Sindhosp e Fehoesp) e três empresas (Amil, Hospitalar Feira e Forum, e Intermédica). Segunda maior feira do setor no mundo, com mais de 60 eventos simultâneos, constituia-se num espaço ideal para o lançamento.

Mas vivíamos o impacto da perda inesperada de Dr. Juljan em janeiro de 2010, após um curto período de doença. No meu caso, lutava para sobrepor o papel de jornalista e escritora à dor que sentia como filha. Por outro lado, encontramos mais de 1,5 documentos que ele deixou - em grande parte inéditos - e cerca de 100 textos de sua autoria. Material preciosíssimo, pelas informações novas e esclarecedoras para a História recente do país.

Foi nessa época, em agosto de 2010, que tirei uma tarde para visitar a Bienal do Livro. Entrei no estande da Novo Século casualmente durante o lançamento da biografia de Affonso Brandão Hennel, escrita por Elias Awad, jornalista e biógrafo de importantes empresários brasileiros, sempre pela editora. 

Diretor presidente da Novo Século, Luiz Vasconcelos estava lá. Interessou-se pela história de Dr. Juljan, criador da primeira empresa de medicina de grupo e dos planos de saúde no país. E assim nasceu a parceria que nos permitiu fazer um livro maior, mais completo e com distribuição garantida em todo país. Sem muito alarde, o livro também já existe na versão e-book.

A sessão de autógrafos acontece na terça feira, 14/8, das 11h30 às 12h30, no estande da Novo Século (rua H-70, próximo ao espaço infantil). Tomara que possa estar lá! (Silvia Czapski)