quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As homenagens continuam


Há poucos dias, chegou em minha casa um envelope com uma revista – Retrospectiva Hospitalar 2010. Havia um pequeno adesivo, marcando uma de suas paginas, mas só ontem parei para examinar com calma.

E me espantei com o número de vezes que Dr. Juljan está citado. Na página marcada, está uma reportagem sobre a mostra “Juljan Czapski – o Cavaleiro da Saúde”, primeira apresentação publica do projeto que tem, como último produto, o livro, com o mesmo nome (mas também tem também este blog e o site www.doutorjuljan.com.br).

Mas tem muito mais.

  • Na seção confraternização e destaques, um quadro especial para a homenagem, feita a Dr. Juljan e Dra. Zilda Arns, pela Hospitalar e entidades parceiras. (na foto, a homenagem como Personalidade da Área de Saúde do Ano, que ele recebeu em 2008, das mãos de dra Waleska Santos; as demais pessoas representam as entidades parceiras da Hospitalar)

  • No mesmo texto, menção à entrega de uma placa de honra à família, por Dra. Luz Maria Loo, presidente da Federação Peruana de Administradores da Saúde, pela intensa atuação internacional de Dr. Juljan.

  • Na reportagem sobre a homenagem da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), novamente consta o “Cavaleiro da Saúde”, que recebeu a homenagem póstuma, ao lado de Antonio Ganme, fundador do Hospital Nove de Julho.

  • Etc...

É impressionante a evolução da Hospitalar em 17 anos, que, segundo a revista, em 2010 recebeu 89 mil visitantes de 54 países (Feira+Fórum), com 1250 expositores (Feira) e mais de 60 eventos paralelos (Fórum).

Impressiona também a ascensão do grupo Couromoda/Hospitalar, que criou recentemente a São Paulo Feiras Comerciais, com uma alavanca para o grupo crescer ainda mais. Além de executar e operar as cinco feiras já realizadas (entre as quais a Hospitalar), a nova empresa quer prospectar, adquirir e realizar novas feiras, e até gerir eventos de terceiros. Em outubro de 2011, já teremos produto novo no mercado, no mesmo segmento da saúde: a Expo Enfermagem, feira internacional de produtos e serviços de enfermagem. É consequencia do resultado do I Fórum de Enfermagem, promovido na Hospitalar 2010 e, com certeza, dessa nova estrutura que foi criada.

Já foi mencionado em posts anteriores que, por trás do sucesso da Hospitalar - que transparece nas páginas dessa revista -, tem um pouquinho da ação de Dr. Juljan. Ele foi o inspirador do Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde.

Hoje, esse congresso é um dos seis eventos organizados pelo Sinhosp (Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo), Fenaess (Federação Nacional dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde), CNS (Confederação Nacional de Saúde)... com a Hospitalar.

O depoimento que Dra Waleska Santos deu, e está no site do projeto, conta essa história, e mostra o reconhecimento dela, que sempre fez questão de qualificar Dr. Juljan como seu guru e grande amigo (a admiração era mútua).

Um pedido. Em vez de fechar esse post com a menção de que esse depoimento é matéria prima para a produção do livro (e é), quero fazer um apelo. Gostaria de ter mais informações que possam enriquecer principalmente a história mais recente do “cavaleiro da saúde”. Se você tiver algo a relatar sobre sua atuação, seja em políticas públicas, apoio que deu no caso de um problema de saúde, ou mesmo divergências importantes, entre em contato. Faça seu comentário nesse post, ou escreva-me diretamente. (Silvia Czapski)

domingo, 12 de setembro de 2010

Surpreendentes (Re) Encontros

Na busca de confirmação de dados, ou do detalhamento de informações para o livro sobre o Cavaleiro da Saúde, vou reencontrando pessoas que passaram por minha vida, em outros momentos.

É o caso da família von Koss. O pai de Juljan, Fryderyk Czapski, era vizinho e amigo do pai de Henning Hans Gunter von Koss, na Polônia.

A II Guerra Mundial empurrou os Czapskis para o Brasil. E a situação do pós guerra induziu a vinda de Henning, com a esposa e filhos para cá.

Certo dia – e essa história estará no livro sobre o Cavaleiro da Saúde – por uma interessante coincidência, Dr. Juljan reencontrou o sr. von Koss em São Paulo. Dr Juljan já tinha a Policlínica Central, e von Koss era o responsável pelos recursos humanos da Volkswagen do Brasil, ainda com 129 funcionários.

Entusiasmado com o sistema de assistência médica da Policlínica, von Koss viabilizou a contratação da empresa para atender a VW. Desde então, o crescimento da indústria automobilística no país contribuiu fortemente para o também crescimento da medicina de grupo. (
na foto, dr. Juljan, à esquerda, apresentando a Policlínica a Heinrich Nordhoff, à direita, então presidente mundial da VW e responsável pelo estrondoso sucesso do fusca no mundo)

Além de dirigente da Policlínica, Dr. Juljan tornou-se médico particular da família von Koss. Mas, assim como a vida aproximou, também se encarregou de afastar as duas famílias. Desses afastamentos que ocorrem por circunstancias somente explicáveis pelo tamanho da metrópole.

De repente, graças ao projeto de fazer um livro sobre Dr. Juljan, o reencontro. Por enquanto, só pela comunicação telefônica e eletrônica. Sra Inge, viúva de Henning von Koss ofereceu informações preciosas dos velhos tempos. Filha de Hening, Monika von Koss, que escreveu um livro sobre a família para os próprios familiares, complementou. E mais. Henning von Koss, irmão de Monika e filho de alguém que contribuiu, indiretamente, para a expansão da medicina de grupo no Brasil, é hoje presidente da Medial Saúde, empresa adquirida recentemente pela Amil, uma das apoiadoras do projeto Cavaleiro da Saúde.

Coincidências existem?
(Silvia Czapski)